Bico de Jaca!

2 set

Pois é… acho muito engraçado quando uma coisa de repente toma conta da nossa vontade e a gente nem sabe ao certo de onde foi que apareceu! Há algum tempo venho vendo umas taças que acho lindas, de um vidro todo trabalhadinho e colorido! E eis que num passeio com a minha sogritcha vi as tais tacinhas e comentei que estava fissurada por elas… e então ela me deu o grande “start”! o nome do trabalho pelo qual estou apaixonada, é o famoso bico de jaca!

Fiquei alucinada na loja com todas aquelas taças em vidro pink, laranja, azul..! Tão verão! E quando cheguei na casa da minha mãe, eis que sobre a bandeja da sala tinha um conjunto de copinhos e uma licoreira.. de bico de jaca! O conjuntinho é da minha avó, e é igual a esse que achei na foto abaixo, só que tem aquela bordinha dourada (que estou adorando também!)

É curioso como quando a gente é criança não presta atenção nessas coisas, ou se presta provavelmente acha cafona, e num belo dia simplesmente passa a achar lindo! Rs! Tentei pesquisar sobre o “histórico” do bico de jaca, mas não encontrei… inclusive não achei referências na gringa.. não sei se por problemas de não saber um nome desse tipo de vidro em inglês… Alguém saberia me dizer? Só achei alguma coisa no site do Rosenbaum, porque ele desenvolveu uma linha de pastilhas decoradas para a Jatobá que se chama Bico de Jaca, e lá ele fala que é existe um tipo de vidro usado na decoração, de mesma referência, que era muito nas décadas de 70 e 80.

Enfim… não vejo a hora de ter a minha coleção! =)

3 Respostas to “Bico de Jaca!”

  1. Dany 2 de setembro de 2011 às 7:05 AM #

    Paulinha eu vou ver se acho por aqui e descubro o nome, mas imagino que vc possa encontrar isso fácil fácil no Marroco, não sei pq rs

  2. Fatima Scaramuzzi Morgato 9 de setembro de 2011 às 9:17 PM #

    …então eu também adoro este tipo de trabalho, antigamente quem fabricava era a Cristais Prado, procurei no google mas não encontrei nenhuma referencia…este tipo de lapidação é genuinamente brasileira por isso não tem nome em inglês. Semana passada comprei uma coleção destes em cristalmesmo, não as de vidro…também estou apaixonada …rsrsr

    • casasemchao 12 de setembro de 2011 às 3:42 PM #

      Nossa Fátima! Mas adorei saber que esse tipo de trabalho é brasileiro!!! Super obrigada pela dica! =)

Deixe um comentário